Como consegui parar e como estou mantendo ?

Como consegui parar e como estou mantendo ?

Nesse processo todo da minha vida do tratamento com o Pristiq e com outros antidepressivos e ansiolíticos que eu já usei, aprendi muitas coisas.

Li muita Wikipédia, artigos científicos, relatos principalmente em inglês de outras pessoas que passaram pelo que eu passei. Cheguei a seguinte conclusão: no meu caso específico, tudo direciona que meu problema seja o desequilíbrio "para cima ou para baixo" de um neurotransmissor chamado serotonina. Temos outros neurotransmissores, mas a serotonina no meu caso foi o principal deles, haja visto que os remédios que melhores resultados obtive tratavam da serotonina em especifico.

Logicamente então, como não existem injeções de serotonina direto no cérebro, fui lendo e entendendo que podemos através de hábitos, colocar precursores de serotonina dentro de nosso corpo, fazendo que naturalmente ele normalize estes níveis. Aí que eu ouvi falar do fantástico triptofano.

Agora atenção, isso é apenas apos ter sido feito um bom tratamento com algum excelente medicamento, como o Pristiq, Lexapro etc..! Acredito que o triptofano e precursores da serotonina podem ajudar a manter os bons níveis do neurotransmissor mas não podem ser substitutos!

É para casos onde a situação é branda o suficiente para se contornar sem remédios. Por isso, se seu caso é mais digamos, profundo, procure sempre um bom Psiquiatra.

A partir da descoberta destes precursores comecei então a pesquisá-los e mudei radicalmente minha vida da seguinte forma:

1. Exercícios físicos diários, podem ser 30 minutos diários, nem que isso signifique fazer algumas series de flexão ou barra fixa ou então uma leve caminhada, seja o que for, no mínimo 30 minutos de atividade física. Mínimo!

Logo apos finalizar essa atividade física já sentimos aquele "ahhhhhh, como vivi tanto tempo sem isso". Todo o corpo, na mais profunda fibra relaxa e você sente uma sensação maravilhosa;

2. Comer banana todo santo dia, por causa dos triptofanos;

3. Tomar água gelada com gengibre (por causa do lítio) ao invés de refrigerantes;

3. No lugar do café, chá! Mas não qualquer chá! Existem chás que encontramos nos mercados que é quase preciso colocar 3 saquinhos para sentir o gosto do extrato mas nem assim adianta, fica horrível!

Recomendo chá de Camomila ou pra relaxar geral no outro dia Macela. Ao primeiro gole você já sente a essência do extrato e o efeito calmante é muito bom, principalmente antes de dormir.

Bom, de minha parte, eu prometo que escreverei em breve o post sobre a enxaqueca com aura como prometi.

Até lá, participe no nosso grupo do Facebook clicando aqui  caso tenha alguma dúvida sobre o Pristiq, Ansiedade, Depressão ou outro medicamento, e lembre-se sempre, VOCÊ não está sozinho, milhões de pessoas sentem o mesmo que você está sentindo, e ajuda MUITO conversar sobre o assunto.



Se gostaram, compartilhem no Facebook e ajudem quem pode estar com dúvidas sobre os assuntos aqui tratados!

Um abraço a todos e até o próximo post!

25 comentários:

  1. adorei os posts ajudou muito.Foi maravilhoso essa experiencia de outra pessoa. Obg.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom querida! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!Vc utiliza triptofano e fisioton ao mesmo tempo?Qual a quantidade diaria?Abs.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Minha neurologista me indicou Pristiq para enxaqueca e ansiedade. Eu por sua vez estou meio assim, claro, de tomar esta medicação, pois li a respeito e vi que seus efeitos são meio que assustadores. Confesso que estou com medo de tomar esta medicação. Vc, ex usuária podia me dar sua opinião a respeito disso. O que acha? Devo tomar? Essa medicação realmente faz efeito para enxaqueca? Ou vc acha que eu devia procurar outras alternativas, como remédios mais leves que não causam tantos efeitos? Que sinceramente acho que se eu entrar nessa não sei não. Tentar sair logo dessa sem entrar, pq ao entrar nessa ficará difícil de sair. Enxaqueca não é nada bom e vc sabe disso, sofro com isso, mas não entendo o pq dos médicos passarem medicações tão fortes com efeitos mais fortes ainda. Quero melhorar, quero me livrar mas não sei se estou preparada para tal. Tomei velafaxina e foi um medicamento horrível. Fiquei sonolenta o dia todo sem conseguir dormir. Tentava e não conseguia, me dava uma agonia. E as ondas? Diarreia. Me dê sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc se ama, não tome pristiq.É muito bom, mas para tirar depois.....

      Excluir
  5. Obrigada por compartilhar sua experiência, estou tomando o pristiq para fibromialgia e ja me sinto melhor!!! Seu post me ajudou muito com iniciei com a medicação! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriane. O meu caso esta sendo ao contrário. Pode ser coincidência também.
      Mas desde que comecei com pristiq de 100mg, a uma semana, estou tendo dores terríveis, de passar mal. Como já tive dores no pescoço irradia com o braço e coluna, tudo dou. Acabei indo aí pronto socorro. A médica, ate pediu ressonância, mas por me encaminhar, já afirmou ser uma fibromialgia. E estava com remédios fortíssimos eu parei, acho que taça mexenndo de mais comigo.
      Eu não aguento mais.
      Sempre fui difícil para trocar remédio, acabo voltando para o cymbalta, que não faz mais efeito p mim.
      Não é possível só eu não conseguir me dar bem com nenhum, aceitar. Vc sabe se pode dar esse efeito então até ao contrário, pq aí terei que parar o pristiq.
      Ainda não vejo melhoras nenhuma.
      Se vc puder e souber de algo relacionado a isso e puder me responder, por favor.
      Ficarei grata.
      Se quiser por e-mail também:
      hgtelles@uol.com.br
      Att
      Heloisa

      Excluir
    2. Olá Heloisa. O médico lhe receitou 100mg direto? O ideal era começar com 50mg para reduzir o impacto dos efeitos. Ele é muito bom. Tem uns meses que terminei o meu tratamento de 8 meses. Estou me cuidando com chás, exercício e não me expondo ao stress. Insista.

      Excluir
  6. Adorei o post! Poder saber um pouquinho da sua experiência e se identificar! E principalmente saber que tem uma soluçao! Mto obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  7. Oie, gostaria de saber sobre os chas que voce citou. Quais sao?

    ResponderExcluir
  8. Estou fazendo tratamento com o Pristiq e gostaria de colaborar também com minha experiência. Os primeiros dias ou quando vc deixa de tomar um ou mais dias os sintomas são ruins, mas depois você começa a fazer uma regressão do stress. Demora,mas é esse o caminho.
    Algumas coisas que ajudam muito nos sintomas são os calmantes: Passiflora (tem na farmácia Seakalm e tem outros) e Chá de alecrim. Esses dois são os melhores. Caqui é um bom calmante, camomila e chá da folha da amora ajudam muito. Vá revesando entre esses. Apenas a passiflora que pode usar sempre, pois o efeito é contínuo.
    A minha dúvida é se posso tomar o Prinstiq junto com a Rhodiola rosea e a ashwagandha? Ambos são bons para depressão leve.

    ResponderExcluir
  9. ola boa noite. gostaria de saber se alguem teriia uma caixa do pristq e que nao use mais para me doar. Não tenho condições de comprar estou muito mal o medico aqui de Roraima me passou para iniciar com tratamento para ansiedade e depressão mais nao tenho condições de comprar. por favor se alguem pyder me doar uma caixa de 50 mg ficarei muito grata. Que Deus abencoe.

    ResponderExcluir
  10. O link para os chás não estão aparecendo o produto. Consegue colocar o nome dos chás ?

    ResponderExcluir
  11. Por gentileza, poderia falar os chás? Fiquei muito interessada porém eles não estão mais no link.
    O blog é ótimo!

    Att.
    Tati.web@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Tatiana. Eu tomo Pristiq também e conheço muito de chá. É algo que vem de familia. Se quiser trocar informações mande uma forma de conversar pelo raimundoportela@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá. não consegui abrir a página no li k dos chás que vc indicou. e tbm no site da americanas não abriu no link sobre o composto Rhodiola rhosea. Você pode me ajudar fornecendo o nome é marcas dos produtos? Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá. Não consegui abrir o link da página com os chás que vc sugeriu. E nem nas americanas sobre o composto milagroso. Vc pode me ajudar informando os nomes e marcas dos produtos indicados? Obrigada

    ResponderExcluir
  15. eu já tomei Rhodiola Rhosea foi um milagre, eu estava na cama, dormia, dormia sem fim, não levantava, não aguentava parar em pé, nem força para respirar eu tinha, não aguentava mais, fui ao médico, e disse para ele, que iria morrer se continuasse daquele jeito, foi quando ele pediu para eu ir na Fármacia de Manipulação e pedir para manipular. tomei, fui tomando, quando acabava pedia para o medico outra receita, fui melhorando, fiquei cheia de coragem, podia andar, e cama eu não queria ficar mais nela, Deus me livre que coisa ruim, parecia que a Morte estava aproximando,
    eu não sinto mais nada, estou bem faz tempo, a causa deve ser desgaste mental, ansiedade, depressão, a pessoa vai ficando pior, sem força para respirar, agora estou dando para meu marido. quem precisar tomar , toma mesmo, vai ficar cheio de vitalidade, sem desanimo, desanimo zero, cabeça boa.

    ResponderExcluir
  16. Estou tomando o zodel 50mg.mas me sinto ruim de manha .hoje faz 8diss que iniciei o tratamento .faxia tratamento e parei por conta.nao acoselho interronper o tratamento

    ResponderExcluir
  17. Estou tomando o zodel 50mg.mas me sinto ruim de manha .hoje faz 8diss que iniciei o tratamento .faxia tratamento e parei por conta.nao acoselho interronper o tratamento

    ResponderExcluir
  18. estou tomando pristiq 50mg a 16 dias é normal sentir tipo um bolo na garganta e a boca seca demais ainda ? quanto tempo leva pra passar esses efeitos colaterais?

    ResponderExcluir
  19. Boca seca não passa, pelo menos já estou com 6 meses e nada.

    ResponderExcluir